CIRURGIAS ROBÓTICAS
Habitualmente utilizada para vários tipos de procedimentos cirúrgicos, principalmente os casos mais complexos os quais abrangem espaços mais restritos, que necessitam dissecções precisas e necessitam de uma melhor exposição da área e órgão a ser operado. A cirurgia robótica é minimamente invasiva (cortes pequenos) e tem por principal diferencial sua precisão.
A nova tecnologia trouxe, além da imagem 3D, liberdade de movimentos e acesso seguro a locais antes inacessíveis mesmo com a laparoscopia. Durante o procedimento, o médico manipula as articulações do robô através de um joystick e é auxiliado por pelo menos mais um médico, também, especialista.
As principais indicações cirúrgicas incluem miomas, casos de endometriose profunda e histerectomia, além de casos oncológicos. A complexidade do procedimento deve ser avaliada com o cirurgião. Em geral, cirurgias mais complexas são as principais indicações da cirurgia robótica.
Benefícios:
- Menor tempo de internação do paciente.
- Retorno mais rápido às atividades rotineiras.
- Menor risco de infecção hospitalar.
- Menor sangramento durante as cirurgias.
- Redução da dose de medicamentos no pós-operatório.
- Sutura precisa
- Liberdade de movimentos oferecidos pelo braço robótico
- Visibilidade 3D no monitor
- Aumento de até 12 vezes o tamanho da imagem projetada.
- Pinças articuladas que permitem movimentos livres e precisos – diferente das fixas da laparoscopia
- Abordagem simplificada de procedimentos de alta complexidade
- Filtro de movimentos involuntários da mão que evitam tremores, melhorando os resultados da cirurgia
Além de todas estas vantagens há uma melhor ergonomia ao médico para a realização do procedimento cirúrgico. Ou seja, há um conforto maior para o cirurgião, que cansa menos. Ninguém quer um cirurgião cansado em cirurgia, certo? Claro, um cirurgião descansado aumenta ainda mais a precisao da cirurgia robótica, melhorando os resultados e, claro, diminuindo quaisquer complicações.